sexta-feira, 30 de novembro de 2012

II Colóquio de Filosofia

Por Andrei Vanin 

Entre os dias 26 e 29 de novembro de 2012, acadêmicos, professores e comunidade externa participaram do II Colóquio de Filosofia. O Colóquio foi promovido pelos cursos de Filosofia de Chapecó e Erechim, contando com o apoio do GT Filosofia – Grupo de trabalho para PPG Filosofia da UFFS e do grupo de pesquisa Teoria do Conhecimento e Educação e Pesquisas em Filosofia Moderna e Contemporânea. O evento contou com um público expressivo em todos os dias. 

Imagem: abertura do Colóquio. Fonte: Setor de Comunicação da UFFS/Erechim

Os trabalhos começaram na segunda à tarde, com o minicurso do professor Dr. Nazareno Eduardo de Almeida, da UFSC. O minicurso versava sobre o conceito de verdade na Metafísica de Aristóteles: a complementaridade entre lógica e ontologia. O minicurso teve continuidade na terça à tarde. O professor Nazareno explicitou a importância dos princípios lógicos para a compreensão de verdade na obra Metafísica de Aristóteles. 

Na segunda à noite, ocorreu a conferência sobre Conhecimento e Matemática no Tractatus Logico-Philosophicus, com o professor Dr. Rogério Fabianne Saucedo Corrêa, da UFSM. O professor Rogério trabalhou os principais conceitos presentes no Tractatus, explicitando o que são contra-sensos, proposições com sentido e sem sentido, buscando evidenciar como a matemática pode ajudar a resolver – ou não - os impasses presentes na obra de Wittgenstein. 

Na terça à noite, a conferência versou sobre A Metafísica de Aristóteles: um livro e dois projetos filosóficos, ministrada pelo Prof. Dr. Nazareno Eduardo de Almeida. O professor Nazareno discutiu várias questões de Aristóteles, relacionando-as com a filosofia analítica do início do século XX. Retomando algumas discussões realizadas no minicurso, o Profº Nazareno explicitou a importância de Aristóteles para a história da filosofia. 

Na quarta à noite, ocorreu a divertida e precisa conferência sobre Ceticismo e Idealismo em Kant, ministrada pelo professor. Dr. Marco Franciotti, também da UFSC. O professor explicitou a importância de Hume para a filosofia de Kant, bem como as filosofias de Berkeley e Descartes. A partir disso trabalhou conceitos da Crítica da Razão Pura, buscando mostrar a importância que o conceito de tempo tem para a filosofia de Kant. 

Na última noite, ocorreu a palestra Fenomenologia e Análise da linguagem enquanto campo de articulação para a Ontologia, ministrada pelo professor Dr. Rogério Vaz Trapp, da UFFS – Campus Chapecó. A palestra versou sobre Heidegger, indo a Freud e Lacan. A partir disso, o professor buscou explicitar a compreensão da relação linguagem-mundo, através da analítica existencial de Heidegger e a antropologia de Tugendhat. 

O evento foi muito produtivo, por possibilitar o intercâmbio de informações e ideias, além de trazer novas perspectivas de se ver e fazer filosofia. O próximo evento ocorre daqui a dois anos, no campus Chapecó. Dentro de alguns dias, para os que não participaram das palestras, é possível acessar o site Res Cogitans <http://www.res-cogitans.org/> e conferir tudo o que rolou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário